carregandi

Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Voilette, Fascinator ou Casquete?


Voilette, Fascinator ou Casquete?

Consultoria de Imagem em Brasília, Consultoria de Moda para Noivas, Análise de Coloraçao Pessoal, Noivas, Casamento.

Com os casamentos e eventos da realiza britânica enchendo nossos olhos em todas as mídias sociais, o sonho de vestir adornos utilizados pelas damas inglesas ficou ainda mais desejado e até mesmo possível.

Na família real britânica, o uso dos acessórios foi estabelecido com o intuito de esconder, em parte, os cabelos das mulheres como expressão de modéstia e o protocolo foi seguido até os anos 50. Hoje o adorno é utilizado em compromissos oficiais.

Para nós, brasileiras, incluir o adereço em eventos sociais é sinônimo de elegância e muito estilo. A alfaiataria nos traz como opção, dentre outros, o voilette, fascinator e casquete. Mas qual é a diferença entre eles? Vamos entender.

Voilette.

De origem francesa, Voilette significa “ Pequeno Véu”. Surgiu no século 19, mas tornou-se moda nos anos 20, quando grandes nomes como Coco Chanel e Dior passaram a usá-lo.

 O voilette é  basicamente um véu que cobre o rosto em parte ou por inteiro. Geralmente é preso a um detalhe, podendo ser um broche, chapéu,  fascinator ou casquete.

Ele cria um ar romântico e descolado. Fica bem em todos os modelos de vestido. O penteado que acompanha o voilette depende do acessório que o  acompanhará.

Pode ser utilizado em cerimônias aberta ou fechadas, civis ou religiosas, pela manhã ou à noite.

O Voillete

Já o fascinator é um adorno muita vezes feito com predrarias, flores ou plumas e não tem limite de forma e tamanho. Sua característica principal é a extravagância.

Sua origem data do século 19, onde mulheres usavam um tipo de lenço na cabeça, preso embaixo do coque, mas foi no século 20 que o nome “Fascinator” veio a ser usado.

Tecnicamente, a caquete é uma derivação do chapéu, porém com o tamanho menor. Ajusta-se à cabeça e também recebe o nome de cocktail hat.

Algumas pessoas consideram fascinator e casquete a mesma coisa, visto que os italianos chamam o “fascinator” de “caquette” e os franceses consideram  “casquete”um chapéu com viseira, ou seja, um boné.

Polêmicas  de nomes e traduções a parte, vamos saparar os adornos por estilos, sendo o fascinator como dito anteriormente, mais extravagante e a casquete algo minimalista, perfeito para  casamentos estilo mini-wedding matutinos.

As peças podem ser usadas separadas  ou em conjunto com o mini-véu (o voilette), sendo a última opção altamente recomentada para noivas. Fica um charme!

Vamos conferir.

Exemplo  do mix fascinator + voilette.

Mix de casquete + voilette

 

Voilette, fascinator ou casquete, a verdade é que os acessórios “reais” fazem a cabeça das noivas e personificam uma identidade forte, cheia de estilo e ao mesmo tempo, delicadamente romântica.

 

 

 

Copyright® 2019 - Modo Chique. Todos os diretos reservados.